SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO (Mt 13-16)



Em contraste àqueles que se opõem ao trabalho de Deus no mundo (cp. 5:11) os seguidores de Cristo são (o pronome vós tem ênfase no testo grego) o sal da terra. O sal era um elemento básico, muito necessário na cultura antiga. Era usado para preservar, para purificar e para temperar. No contexto imediato, parece que Jesus está dizendo que os que demonstram na vida as qualidades relacionadas nas bem-aventuranças permearão o mundo e retardarão seu apodrecimento moral e ético. Como Tasker nota, a característica geral mais óbvia do sal é sua diferença essencial do meio em que é colocado. A conduta correta dos crentes impede que a sociedade fique rançosa completamente. Se de alguma forma o sal perdesse sua capacidade de salgar, não haveria meio de restaurar-lhe essa virtude; ter-seia tornado inútil, deveria ser atirado fora. Embora normalmente o sal não perca sua capacidade de salgar, essa possibilidade é mencionada a fim de enfatizar a necessidade de os crentes manterem sua missão distintiva no mundo. Explicar como o sal pode ser adulterado, se misturado a um pó branco, barato, é tarefa desnecessária.É a metáfora em si mesma, e não a imagem empregada, que se amplia. Ser lançado fora e pisado pelos homens significa que a menos que os discípulos mantenham seu papel de sal deste mundo, tornar-se-ão inúteis e serão rejeitados.
Os crentes também são a luz do mundo. Disse Deus a Israel: “Também te darei a luz dos gentios, para seres a minha salvação até as extremidades da terra” (Isaías 49:6; cp. 42:6). A função de servo distribuída a Israel é assumida por Jesus (João 8:12; 9:5) e passada à frente, para seus seguidores. O objetivo da luz é iluminar. Ela existe para que se possa enxergar. As cidades edificadas nas montanhas não podem ocultar. Que tolice descomunal acender uma lâmpada para colocá-la embaixo de um velador. As lâmpadas devem ser colocadas em candeeiros, de modo que todos na casa consigam enxergar bem.
Os seguidores de Jesus devem agir como lâmpadas em candeeiros. Devem deixar resplandecer sua luz diante dos homens, de tal modo que as pessoas lhe vejam as boas obras e glorifiquem ao Pai que está nos céus. Observe que a luz não se origina nos crentes; estes devem deixá-la brilhar: assim resplandeça a vossa luz. A luz é vista nas boas obras que realizam. Trata-se menos de uma mensagem dirigida ao intelecto e mais um modo de vida exibido diante das pessoas. Quando os de fora vêem que seguir a Cristo leva de boas obras, glorificam não ao crente, mas ao Pai do crente, o Pai que está nos céus.
Se as bem-aventuranças deixaram a impressão de que viver no reino é algo um tanto passivo, as metáforas do sal e da luz corrigem o mal entendido. O sal permeia a sociedade, e desempenha nela sua função vital. A luz ilumina a escuridão e aponta Àquele que é a fonte de toda vida.

A PROVISÃO DE DEUS


TEXTO: Fl. 4.19 E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.

1. O cuidado de Deus com seus filhos em relação a:

• Preservação da vida.

Sl. 36.5-7 (NTLH) Ó Senhor Deus, o teu amor chega até o céu, e a tua fidelidade vai até as nuvens. A tua justiça é firme como as grandes montanhas, e os teus julgamentos são profundos como o mar. Ó Senhor Deus, tu cuidas das pessoas e dos animais. Como é precioso o teu amor! Na sombra das tuas asas, encontramos proteção.

Cl. 1 .17 Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.

Mt. 6.27 Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?

Sl.3419-20 Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra. Preserva-lhe todos os ossos, nem um deles sequer será quebrado.

At. 17.28 pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração


• Provisão. JÉOVA GIRE (Senhor que Provê)

Mt. 6. 25-26 Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?

Jó. 38.41 Quem prepara aos corvos o seu alimento, quando os seus pintainhos gritam a Deus e andam vagueando, por não terem que comer?

Sl. 121.

1Rs. 17. 12-15 A VIÚVA DE SAREPTA.

Porém ela respondeu: Tão certo como vive o Senhor, teu Deus, nada tenho cozido; há somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou preparar esse resto de comida para mim e para o meu filho; comê-lo-emos e morreremos. 13Elias lhe disse: Não temas; vai e faze o que disseste; mas primeiro faze dele para mim um bolo pequeno e traze-mo aqui fora; depois, farás para ti mesma e para teu filho. 14Porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: A farinha da tua panela não se acabará, e o azeite da tua botija não faltará, até ao dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra.



DESCANSE EM DEUS. CERTAMENTE ELE CUIDA DE VOCÊ

O QUE VOCÊ DIRIA?



Uma jovem criada na Igreja arrumou um namorado e com ele noivou. Porém, diante de uma “fragilidade” no momento de fraqueza engravidou. Assim sendo tratou logo de preparar o casamento, mas na véspera do casamento descobre que seu noivo está com AIDS.
E ai o que fazer? O que você diria?Qual o seu conselho?