OS MALES DO CONSUMISMO


DEFINIÇÃO.


___Consumismo é o ato de consumir produtos ou serviços, muitas vezes, sem consciência. Há várias discussões a respeito do tema, entre elas o tipo de influência que as empresas, por meio da propaganda e da publicidade, bem como a cultura industrial, por meio da TV e do cinema, exercem nas pessoas. Muitos alegam que elas induzem ao consumo desnecessário, sendo este um fruto do capitalismo e um fenômeno da sociedade contemporânea.

A DIFERENÇA ENTRE O CONSUMO E O CONSUMISMO

___No consumo as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário para sobrevivência. Já no consumismo a pessoa gasta tudo aquilo que tem em produtos supérfluos, que muitas vezes não é o melhor para ela, porém é o que ela tem curiosidade de experimentar devido a propagandas na TV, devido a ser um produto de marca. Isso pode gerar violência, pois as pessoas que cometem crimes na maioria das vezes não rouba ou furta nada por necessidade, e sim por vontade de ter aquele produto, e de não ter condições de adquiri-lo.
Muitas vezes o consumismo chega a ser uma patologia comportamental. Pessoas compram compulsivamente coisas que elas não irão usar ou que não têm utilidade para elas apenas para atender à vontade de comprar.

...”A banalização do consumo remete a um questionamento sobre o papel da mídia na sociedade moderna. Nos primórdios da publicidade, os profissionais do ramo se preocupavam apenas em explicar o que era e para que servia um determinado produto. Hoje, isso mudou bastante, como explica Rolf Jensen, autor do livro, The Dream Society (A sociedade do sonho) : "Os produtos no futuro deverăo apelar para os nossos corações e năo para nossas cabeças. Quando isso acontecer, o modelo que prevalecerá năo será mais o da Sociedade da Informaçăo, mas o da Sociedade dos Sonhos" ...

É difícil imaginar um mundo de sonhos, num planeta onde a publicidade alcança indistintamente ricos e pobres (muito mais pobres do que ricos), que săo seduzidos pelos mesmos apelos vorazes de consumo, mas năo respondem da mesma maneira a esses apelos. Em resumo: quem tem dinheiro banca o "sonho", quem năo tem, lida com o fracasso, com a frustraçăo, e com a angústia de viver numa sociedade de consumo que privilegia năo o que se é, mas o que se tem.
Para piorar a situaçăo, mesmo quem tem cacife para bancar o "sonho", muitas vezes mergulha no pesadelo de năo conseguir preencher o vazio existencial que continua incomodando mesmo com a carteira recheada de dinheiro, cartões de crédito e talões de cheque.
A doença do consumismo tem nome e preocupa as autoridades na área de saúde do Brasil: chama-se oneomania, ou consumo compulsivo. Segundo dados do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de Săo Paulo, três em cada dez brasileiros, a maioria mulheres, compram compulsivamente. É gente que usufrui apenas o momento da compra, mas năo o produto, que muitas vezes é deixado de lado sem utilidade alguma. A baixa estima e o sentimento de vazio săo constantes. Depois da compra vem a sensaçăo de culpa.
Em uma ótima reportagem sobre o assunto publicada no jornal "O Estado de Minas", a psiquiatra e psicoterapeuta Ana Ester Nogueira Pinto explica: "Uma pessoa normal tem o impulso mas é capaz de resistir. O compulsivo gasta sempre mais do que pode, se prejudicando financeiramente. Normalmente as dívidas dos doentes chegam a cinco ou dez vezes mais do que a renda mensal". Os consumidores compulsivos săo em sua maioria pessoas angustiadas ou ansiosas que tentam preencher os sufocar essa sensaçăo através da compulsăo. O tratamento psicológico é acompanhado do uso de antidepressivos e ansiolíticos.
O gerente do Procon em Belo Horizonte, Bruno Burgarelli, denuncia na reportagem a falta de clareza nas informações sobre compras parceladas e os juros das prestações. " A publicidade enganosa e abusiva acaba induzindo ao erro, seja por açăo ou omissăo".

FAZENDO DISTINÇÃO ENTRE NECESSIDADE E DESEJO

Fl. 4.19 “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.”

_____Uma das maiores fontes de sofrimento é a confusão que muitas pessoas fazem entre
“necessidades não atendidas” e “desejos não realizados”.
Necessidades referem-se a aspectos básicos da condição humana – alimentar-se,. vestir-se, ter um lugar para morar, etc. Quando essas necessidades não são atendidas, o ser humano vive numa condição sub-humana e deve lutar, com todas as suas forças, para que essas necessidades sejam atendidas. A determinação das “necessidades” evolui com o passar dos séculos e com a civilização. Pode-se até considerar como “necessidades” do mundo moderno, ter acesso a telefone, à luz elétrica, à educação de qualidade, emprego, etc., necessidades que simplesmente não existiam nas sociedades primitivas ou mesmo rurais dos séculos passados.
Desejos são manifestações de nossa vontade. Não são necessidades. São desejos. Assim, temos o desejo de um carro novo, de um televisor maior, de um celular que nos permite fotografar. Temos também o desejo de ser promovido, de ter uma sala maior no trabalho, de conquistar maior fatia do mercado, de viajar para o interior ou para o exterior ou para uma bela praia. Isso tudo são “desejos” e não são “necessidades”.
Posso controlar meus desejos. Posso mudar meus desejos. Posso postergar meus desejos. Mas não posso postergar a minha fome, o meu frio, a minha doença. Assim, tenho o livre arbítrio em relação aos meus desejos, mas não tenho em relação às minhas necessidades.
Se confundirmos “desejos não realizados” com “necessidades não atendidas”, com certeza viveremos num grande sofrimento pois que, pensando que desejos são necessidades pensaremos não conseguir viver sem nossos desejos realizados. E seremos eternos infelizes, pois nossos desejos mudarão, aumentarão e nunca conseguiremos realizá-los todos.

Fl. 4. 11-12 “Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade.”


O COMÉRCIO E CONSUMO NO AMBIENTE CRISTÃO.

Hoje o segmento cristão é um dos mais lucrativos. Daí este mercantilismo descarado dentro de nossas igrejas. Tem igrejas que são verdadeiros Shopping Center da fé. Vendem de tudo.
Óleo ungido, água sagrada, terra santa, sal purificador, rosas ungidas, etc.

_____Certa vez conversando com uma amiga, ela relatou que foi a uma igreja, e lá começaram a leiloar um exemplar do Novo Testamento com um lance inicial de R$ 100,00. Em nome da fé.
E o que dizer dos pastores e cantores Pop star. São verdadeiras “estrelas” de HOOLYWOOD. Para tê-los em sua igreja tem que desembolsar uma fortuna. Isto é lamentável e vergonhoso. Todavia, a culpa é nossa que vai atrás desses mercenários.
A obra do Senhor precisa ser feita, para isto devemos financiar os servos de Deus. Pagar o que lhe é devido. 1 Tm 5:18. Digno é o obreiro do seu salário. O grande problema é a majoração do salário, como forma de enriquecimento. Cuidado! 1Tt. 1.7
E os vendedores ambulantes dentro da igreja. Venda de Avon, Natura, pomadas, Cd’s piratas( Além de comercializar dentro da igreja, vendem produtos ilegais) e agora a febre dos produtos For Reave Live. Até os pastores estão queimando as escalas para venderem e fazerem reuniões com os membros, que deveriam está no culto.

PRINCÍPIOS PARA SE TORNAR LIVRE DE DIVIDAS.

Pare de comprar à prazo aquilo que desvaloriza. Pv. 22.7 O rico domina sobre os pobres, e o que toma emprestado é servo do que empresta.
Separe primeiramente o dízimo do salário recebido.
Aprenda a administrar os 90% de sua renda.


Cuidado com uma armadilha muito atraente! Cartões de créditos; promoções, etc.
Tome cuidado quando se dispuser a ser um fiador de alguém. Pv. 11.15

Esteja pronto para:
Trabalhar 2Ts. 3.10
Planejar Pv. 10.5
Economizar Pv. 21.20
Investir Mt. 25. 14-30

CONCLUSÃO.

O consumismo tem levado muitos a doenças, conflitos, angustia, depressão e a destruição de lares.
Pv. 25.28 Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio.



Referências Bibliográfica
Para que as finanças não nos separem... livro do pator e escritor Jaime Kemp


http://suelisol.multiply.com/journal/item/136
http://pt.wikipedia.org/wiki/Consumismo

DEPRESSÃO, A DOENÇA DA ALMA

_____A depressão (também chamada de transtorno depressivo maior) é um problema médico caracterizado por continuada alteração no humor e falta de interesse em atividades prazerosas. O estado depressivo se diferencia do comportamento "triste" ou melancólico que afeta a maioria das pessoas por se tratar de uma condição duradoura de origem neurológica acompanhada de vários sintomas específicos. Ou seja, depressão não é tristeza. É uma doença que tem tratamento.
_____Estima-se que cerca de 15 a 20% da população mundial, em algum momento da vida, sofreu de depressão. A depressão é mais comum em pessoas com idade entre 24 e 44 anos. A ocorrência em mulheres é o dobro da ocorrência em homens
Os sintomas da depressão

_____são muito variados, indo desde as sensações de tristeza, passando pelos pensamentos negativos até as alterações da sensação corporal como dores e enjôos. Contudo para se fazer o diagnóstico é necessário um grupo de sintomas centrais:

Perda de energia ou interesse
Humor deprimido
Dificuldade de concentração
Alterações do apetite e do sono
Lentificação das atividades físicas e mentais
Sentimento de pesar ou fracasso
Pessimismo
Dificuldade de tomar decisões
Dificuldade para começar a fazer suas tarefas
Irritabilidade ou impaciência
Inquietação
Achar que não vale a pena viver; desejo de morrer
Chorar à-toa
Dificuldade para chorar
Sensação de que nunca vai melhorar, desesperança...
Dificuldade de terminar as coisas que começou
Sentimento de pena de si mesmo
Persistência de pensamentos negativos
Queixas freqüentes
Sentimentos de culpa injustificáveis
Boca ressecada, constipação, perda de peso e apetite, insônia, perda do desejo sexual
_____Os sintomas corporais mais comuns são sensação de desconforto no batimento cardíaco, constipação, dores de cabeça, dificuldades digestivas. Períodos de melhoria e piora são comuns, o que cria a falsa impressão de que se está melhorando sozinho quando durante alguns dias o paciente sente-se bem.

A identificação da depressão

_____Para afirmarmos que o paciente está deprimido temos que afirmar que ele sente-se triste a maior parte do dia quase todos os dias, não tem tanto prazer ou interesse pelas atividades que apreciava, não consegue ficar parado e pelo contrário movimenta-se mais lentamente que o habitual. Passa a ter sentimentos inapropriados de desesperança desprezando-se como pessoa e até mesmo se culpando pela doença ou pelo problema dos outros, sentindo-se um peso morto na família. Com isso, apesar de ser uma doença potencialmente fatal, surgem pensamentos de suicídio. Esse quadro deve durar pelo menos duas semanas para que possamos dizer que o paciente está deprimido.

Causa da Depressão

_____A causa exata da depressão permanece desconhecida. A explicação mais provavelmente correta é o desequilíbrio bioquímico dos neurônios responsáveis pelo controle do estado de humor.
Analisando a experiência de Elias:

1. Teve medo. ( as vezes sem saber de que ) verso 3. 2. Foge da realidade ( pela fantasia ) verso 3. 3. Quer ficar sozinho ( no deserto ) verso 4 4. Pede a morte ( desanimo total ) verso 4. 5. Quer dormir ( é fuga ) verso 5. 6. Não quer comer ( perda do apetite ) verso 5. 7. Tem uma crise de auto- comisseração. Dó de si mesmo. 'Eu fiquei só'. verso 10.

"Equação da Depressão"

-Sofro injúria ou sou rejeitado + Raiva x auto - comisseração = depressão.

- I Reis 19:9 - Elias queria simpatia dos outros. Deus queria lhe dar trabalho.- A melhor terapia, servir. Nosso exemplo, Jesus. Passos para vencer a depressão:

1. Fale com um conselheiro capaz. Alguém em quem você confia.

2. Faça exercícios físicos. Saia das 4 paredes.

3. Corte toda a raíz de amargura. Situações com seus pais, amigos, pessoas, chefes. Hebreus 12:5 -A depressão é um processo que sempre se inicia com amargura.

4. Ande no Espírito. Não é a mesma coisa que aceitar Jesus. Gálatas 5:25 e Efésios 5:18. Ande na dependência do poder de Deus. - O que Deus deseja para nós é que eu e você, sejamos felizes. João 10:10 'Para que tenham vida, e vida com abundância'.

Se você ainda não tem Jesus, entregue sua vida a Ele e viva feliz.

Referências Bibliografias.

Como Vencer a Depressão. Livro do Pastor e Psicólogo Tim LaHaye.
http://www.psicosite.com.br/tra/hum/depressao.htm
pt.wikipedia.org/wiki/Depressão_nervosa - 69k

VIVENDO SEM MEDO - Lição 3


Medo palavra de origem grega fobos. Fobia significa: medo, pavor, terror.
As fobias atingem 10% da população com uma incidência de 50% nas mulheres.
O medo é um sentimento que proporciona em estado de alerta geralmente por se sentir ameaçado fisicamente como psicologicamente. Neste momento, a Glândula Supra-Renais produz um hormônio conhecido como adrenalina, que prepara o organismo para grande esforço físico, aumenta a freqüência cardíaca e o volume de sangue por batimento cardíaco. Isto faz com que o corpo esteja preparado para uma reação agressiva ou para uma fuga.
Uma forma de “evitar” o medo é fugir do objeto temido ou da situação que o amedronta, neste momento o indivíduo tem um alivio de seus sintomas, reforçando positivamente o comportamento de fuga. Daí fugir passa a se tornar parte do comportamento normal do indivíduo. O problema é quando fugimos de algo que deveríamos enfrentar. Como veremos adiante.

OS TEMORES DESTE SÉCULO.

O medo tem sido algo presente na vida moderna as causas são diversas.

Externas

  • Desequilíbrio social – como assaltos, violência, ataques terroristas, bala perdida, seqüestro, desigualdade, etc.
  • Desequilibro ambiental – derretimento das geleiras, aquecimento global, tremores de terras, seca, enchentes, incêndios, etc.
  • Desequilíbrio econômico – falta de emprego; alta da inflação, custo de vida, etc.

    Diante de tal situação a bíblia nos manda orar pelos governantes para que tenhamos uma vida melhor. E acima de tudo confiar em Deus. Leia Sl. 127.1

Interno.

Medo do insucesso – que é o medo de fracassar, de errar. Muitos vivem fugindo de oportunidade, fugindo de aparições, com sérios problemas de relacionamento. Uma das causas pode ser uma repreensão severa que tenha recebido quando criança gerando uma fobia social. Foge como forma de aliviar seu medo. Porém, todos os grandes homens de Deus fracassaram em algum momento. Isto, porém, não os caracteriza como fracassados, mas como humano. Como pessoas que estão sujeito a falhar. Quem não erra não terá a oportunidade de aprender com seus erros. Todavia, quando estamos na direção de Deus somos orientados e guiados por Ele. Sl.25.12
Medo do futuro – saiba que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus, que vive segundo a sua vontade. Mesmo que a previsão seja ruim, Deus esta no comando. Sl. 37.37 Jovem não viva uma vida ociosa, inerte esperando apenas cair do céu. Não! Lute estude e entregue o seu futuro nas mãos de Deus. Mt. 6.25-26, Sl.91
Medo da morte – A impotência diante da morte tem levado muitos a temê-la. Principalmente quando estamos mais próximo dela por questões de saúde ou de idade. Mas nós que cremos em Cristo, sabemos que a morte é apenas uma passagem pra uma eternidade de gozo e paz, com Cristo Jesus o Senhor dos Senhores. Amém! 2Co.5.1

Conclusão.

O medo é um sentimento que tem limitado muitas pessoas. Deus quer lhe usar, do jeito que você é. Ele que trabalhar em cima de suas falhas e franquezas. Como um vaso na mão do oleiro. Josué venceu por confiar na palavra de Deus(Js.1.6); Gideão, com a coragem que recebeu do Senhor.(Jz..7.20-25) e você? Deus tem algo maior para você. Faça a vontade de Deus e busque-o. Não fuja, enfrente no nome santo e poderoso de JESUS!

QUANTO VALE SEU MINISTÉRIO????????

Quero primeiramente deixar bastante claro que não sou contra política, nem contra o cristão na política. E não estou querendo atacar ninguém que esteja envolvido na política. Pois tenho vários irmãos e amigos envolvidos neste segmento. Porém, penso ser algo lastimável, pastores trocando seus ministérios por cargos políticos usando a igreja como trampolim para vida pública. Pior ainda é ver a igreja fazer conchavos com políticos sem nenhuma dignidade verdadeiros ladrões, só por trocas de favores. Isto é inaceitável se quer eleger alguém que eleja um membro como nosso representante. Deus deu pastores para pastorear não para governar. Será que estou errado em minha visão? O que você acha? O pastor pode conciliar política e Igreja?

O AMOR SUPERA O ERRO



Caros irmãos, a paz do Senhor! Quero fazer alguns esclarecimentos quanto a divisão do “ministério”, eu disse “ministério” de Abreu e Lima e o do Recife. Penso ser algo lamentável, inaceitável e absurdo. Em nome de uma santidade exarcebada muitos tem sido prejudicado. Porém, fico feliz em ouvir a maioria dos irmãos, dizendo que somos um só povo. Isto sinaliza maturidade, além de sermos frutos do mesmo “ventre” Daniel Ber e Gunnar vingren. Os santarrões, e defensores desta causa absurda não venha falar de defesa da igreja, pois sou Assembléiano tanto quanto qualquer um de vós.
Aos novos convertidos digo olhe para Cristo autor e consumador de nossa fé. Se tiver alguma duvida ou se estiver precisando de ajuda procure um irmão mais maduro na fé para lhe ajudar. Quero também reinterar meu respeito e admiração pelos pastores presidente. Porém não concordo e estou orando para vê a igreja unida na causa do evangelho.