CARACTERÍSTICAS DO NOVO HOMEM


SOU CRENTE???!!!

TEXTO: EF. 4:23-32 ; 5:1-2

Vivemos em uma sociedade onde a maioria da população se diz cristã. Isto é muito gratificante e é motivo de agradecermos a nosso bondoso Deus. Porém é muito comum vermos atitudes que não condiz com o verdadeiro cristão. Com aqueles que verdadeiramente nasceram de novo, que é nova criatura em Cristo Jesus. Diante de tantas posturas vergonhosas gostaria de pontuar algumas características do NOVO HOMEM EM CRISTO JESUS segundo o livro de Ef.4. Vejamos:

1 * ELE FALA A VERDADE

V. 25 Pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.

É lastimável ver quantos mentirosos estão no meio do povo de Deus. Pessoas que mentem abertamente sem nenhum constrangimento. Usam do poder da comunicação para enganar os irmãos.

Mt 5:37 Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna.

Tg 5:12 Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis nem pelo céu nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim e não, não, para que não caiais em condenação.

Meu querido “Um abismo leva a outro abismo” a melhor forma de sair dessas situações é falando a verdade. É sendo transparente e verdadeiros.

2 * ELE TEM AUTO CONTROLE

V. 26 Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. 27 Não deis lugar ao diabo.

Algumas fases circulam na mente e no linguajar de muitos irmãos: EU SOU CRENTE, MAS NÃO SOU BESTA. COMIGO É DIFERENTE.

Diante disto já vi irmão correndo com pedaço de pau para bater no vizinho; indo pegar faca; rodando a baiana; gritando; e fazendo coisas vergonhosas para um cidadão imagine para um cidadão do céu. Tudo porque perdeu o autocontrole. Deixa a ira tomar conta transformando-se em ação.

MT 5. 38-41 Ouvistes que foi dito: Olho por olho e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; e ao que quiser pleitear contigo e tirar-te a vestimenta, larga-lhe também a capa; e, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.

3* ELE É HONESTO

V. 28 Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.

É vergonhoso ver pessoas ditas cristã com a fama de caloteiro(a), “checheiro(a)”, “veaco(a)”, enrolão, e outros adjetivos.

PV 22:1 Mais digno de ser escolhido é o bom nome do que as muitas riquezas; e a graça é melhor do que a riqueza e o ouro.

4 * FALA O QUE EDIFICA

V.29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe(de qualidade pobre, ruim, impróprio para o uso, sem valor), mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.

Já tive o desprazer de sentar com alguns Pastores e ouvir um linguajar impróprio para um cristão, no momento fiquei a pensar como será o linguajar das suas ovelhas. Misericórdia! Nós fomos chamados para sermos sal e luz para sermos diferentes.

Provérbios 10:20 Prata escolhida é a língua do justo; o coração dos ímpios é de nenhum preço.

Provérbios 10:31 A boca do justo produz sabedoria em abundância, mas a língua da perversidade será desarraigada.

Provérbios 12:18 alguns cujas palavras são como pontas de espada, mas a língua dos sábios é saúde.

Provérbios 12:19 O lábio de verdade ficará para sempre, mas a língua mentirosa dura só um momento.

Provérbios 15:2 A língua dos sábios adorna a sabedoria, mas a boca dos tolos derrama a estultícia.

Provérbios 15:4 Uma língua saudável é árvore de vida, mas a perversidade nela quebranta o espírito.

V. 30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção.

V. 31 Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia.

· AMARGURA – ÓDIO.

Quantos irmãos amargurados que não conseguem perdoar. Carregando um rancor que só gera doença. Jó tinha tudo para viver amargurado, mas preferiu glorificar a Deus.

Jó. 19:25 Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.

Jó 1:21 e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR.

· CÓLERA (raiva, fúria, ira que ferve de forma imediata e logo se acalma outra vez, brasa, ardor, o vinho da paixão)

· IRÁ (qualquer emoção violenta)

· GRITARIA

· BLASFÊMIAS (calúnia, difamação, discurso injurioso contra o bom nome de alguém - discurso ímpio e repreensivo, injurioso contra a majestade divina)

· MALÍCIAS

Tt. 3:3-7 Pois nós também éramos outrora insensatos, desobedientes, desviados, escravos de várias cobiças e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos e aborrecendo-nos uns aos outros. Mas quando apareceu a bondade de Deus nosso Salvador e o seu amor para com os homens, não por obras de justiça que nós fizemos, mas segundo a sua misericórdia nos salvou, pelo lavatório da regeneração e renovação do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós abundantemente por Jesus Cristo nosso Salvador, a fim de que, justificados pela sua graça, fôssemos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.

v. 32 Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

· BENIGNOS - gentil, agradável

· MISERICORDIOSOS – COMPASSIVOS - de bom coração

· PERDOANDO-VOS UNS AOS OUTROS

Mt 18:21 21-22 Então, Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete, mas até setenta vezes sete.

Is 43:25 Eu, eu mesmo sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim; não me lembrarei dos teus pecados.


Que cada um de nós possamos refletir como vai a nossa vida e as nossas atitudes.

Se o que eu falo condiz com o que eu vivo.

Nenhum comentário: