A BÍBLIA E A CIÊNCIA



Será que a ciência moderna torna impossível crer na Bíblia? Parece que alguns pensam assim, mas devemos lembrar-nos de que a Bíblia não é primariamente um compêndio de ciência. Muitos críticos pensam que o fato de algumas religiões e a ciência estarem em constante conflito, isto significa que a Bíblia faz parte dessa controvérsia. A Bíblia nunca está em conflito com a verdadeira ciência. Ambas a Bíblia e a ciência não se anulam mutuamente. A ciência moderna não demonstra que a Bíblia está fora de época, refutando assim à acusação de alguns críticos. Embora o assunto da Bíblia seja a redenção do homem através da obra de Jesus Cristo.

A Bíblia não é um livro de ciências. Não é um livro técnico para cientistas. Ela é o nosso manual de como ser salvo por Cristo e de como agrada-lo. Não é possível encontrar na Bíblia idéias científicas fantasiosas. A Bíblia revela uma espécie diferente de verdade da que é revelada pelos métodos científicos. Contudo, às vezes ela diz coisas que têm a ver com geologia, arqueologia ou outras ciências.

Apesar de freqüentemente a ciência ser considerada como estando em oposição à Bíblia, ela pode ajudar fortalecer nossa fé na Palavra de Deus. Nos primeiros anos da revolução científica (século 17), a ciência era considerada o caminho para o entendimento de Deus. Todos os primeiros gigantes da ciência (Descartes, Kepler, Galileu, Copérnico, Newton). criam que seu trabalho era esclarecer a obra do Criador. Com o passar do tempo, porém, a ciência começou afastar-se de Deus, escolhendo trabalhar sob um paradigma puramente materialista, ateu. Evidentemente, isso levou ao debate entre a fé e a ciência que freqüentemente ouvimos hoje em dia.

A Teologia cristã é a capacidade para expor ou pregar o Evangelho, e não para, com argumentos humanos da razão ou da filosofia, lhes provar a veracidade. Proclamando a verdade é que o teólogo cristão ganha almas para Cristo, e não fazendo isso para demonstrar a verdade dos mistérios da fé mediante os princípios da razão humana. “a melhor apologia da religião cristã consiste na sua proclamação.” Pôr às claras a malignidade do coração carnal e a estultícia da infidelidade em manter suas alegações corruptas, nisso consiste tudo que se possa esperar da apologética cristã. Ela jamais substituira a singela pregação da Palavra de Deus.

VEJAMOS ALGUNS PONTOS EM QUE A CIÊNCIA CONFIRMA A BÍBLIA.

· NA ARQUEOLOGIA

Muitos dos personagens bíblicos eram tidos como mitologia e lugares como algo inventado pelo homem; hoje através da arqueologia já se pode provar que os personagens e os lugares bíblicos de fato existiram.

O arqueólogo Nélson Glueck, famoso por suas escavações arqueológicas no Neguebe, faz a seguinte declaração: Na verdade, pode-se declarar categoricamente que nenhuma descoberta arqueológica jamais contradisse uma referência bíblica. As pontuações em linhas gerais óbvias ou em detalhes exatos as declarações históricas da Bíblia.”

São varias as descobertas na arqueologia. Citaremos apenas algumas:

o Tablete do Épico de Gilgamés, que um velho relato babilônico do Dilúvio.

o Mural de Beni-Hasan, que apresenta um grupo de pessoas de Canaã entrando no Egito.

o Livro dos mortos em papiro, intitulado “A pesagem do coração.”

· NA ASTRONOMIA

As estrelas

Há muitos séculos, Ptolomeu contou 1.056 estrelas; Tyco Brahe contou 777; Kepler, 1.005. Antes da invenção do telescópio, no século 17, as pessoas acreditavam que o número de estrelas era 5.119. Evidentemente, o telescópio mudou dramaticamente tudo isso. Hoje, especialmente com o telescópio espacial Hubble, o número de estrelas parece além da conta. Calcula-se que existem centenas de bilhões de estrelas, só em nossa galáxia. Os astrônomos calcularam que existem 10 mil bilhões de bilhões de estrelas no Universo. Se alguém pudesse contar dez estrelas por segundo, levaria pelo menos 100 milhões de bilhões de anos para contar esse número. Jeremias. 33:22;

Muitos dos antigos criam que as estrelas estavam localizadas a diversas distâncias, desde alguns quilômetros até algumas centenas de quilômetros, no máximo. Nos últimos séculos, a ciência mostrou a que distância elas realmente estão. O Sol, nossa estrela mais próxima, está a cerca de 150 milhões de quilômetros. Para chegar a outras, mesmo que viajássemos à velocidade da luz (300 mil quilômetros por segundos), seriam necessários centenas, milhares e até milhões de anos! Jó 22:12 (Declaração de Elifaz)

· ORIGEM DA VIDA

Segundo alguns cientistas a origem dos seres vivos está intimamente associada às circunstanciais transformações ocorridas desde a formação do planeta Terra, há cerca de 4,5 bilhões de anos, passando por momentos de aquecimento e resfriamento, radiações UV, descargas elétricas, intenso vulcanismo, precipitações e evaporações. Em virtude de tais acontecimentos, com incidência direta sobre compostos e elementos químicos da atmosfera primitiva: gás carbônico, gás nitrogênio, amônia, gás hidrogênio, metano, e vapor d’água, foi possível uma reorganização molecular que passou por alterações gradativas, a ponto de viabilizar o surgimento de uma rudimentar estruturação orgânica (os coaservados), evolutivamente capazes de promover interações entre si e com o meio.

Agora veja como esta teoria é improvável.

Uma célula mais simples é composta por vários elementos entre eles proteínas e os gene que é responsável pelas características do ser humano. Uma célula humana tem cerca de 400 genes. Com todas as condições favoráveis descrita acima a probabilidade de ser gerado uma célula com um gene é de 1 em 10 trilhões. Ou seja, impossível de acontecer. Fora o fato de que o homem tem cerca de trilhões de células. "Existem trilhões de neurônios no cérebro humano; o número de possíveis conexões entre eles é maior que o número de átomos no Universo." – Ian Barbour, When Science Meets Religion, pág. 62.

O afamado cientista Stephen Hawking (que dificilmente poderia ser chamado de criacionista bíblico) admitisse: "São enormes as chances contra um Universo como o nosso surgindo de algo como o Big Bang. ... Acho que existem implicações claramente religiosas." – Citado em Ian Barbour, When Science Meets Religion, pág. 58. Já o poeta americano Walt Whitman escreveu: "A menor articulação da minha mão envergonharia a mais perfeita máquina".

Outro argumento empolgante veio do trabalho do bioquímico Michael Behe. Charles Darwin baseava parcialmente sua teoria da evolução na idéia de que as mudanças ocorreram nas espécies com o passar do tempo através de uma série de pequenas e sucessivas modificações. Ele disse que se alguém pudesse mostrar que um órgão complexo não tivesse surgido por estes passos, sua teoria se provaria falsa. Behe, que não é criacionista bíblico, mostrou vários aspectos do corpo humano – os cílios, o olho e a coagulação do sangue – que não podiam ter surgido de acordo com o esquema evolutivo básico. De acordo com Behe, eles não podiam ter surgido com o passar do tempo porque, para que o órgão funcionasse, todas as partes já teriam que estar no lugar de uma só vez. Se uma parte, ou até um passo, não existisse desde o início, todo o órgão ou processo não poderiam existir.

· CORAÇÃO ALEGRE, UM ESPÍRITO QUEBRANTADO.

Que mensagem simples e, ao mesmo tempo, profunda, existe em Provérbios 17:22? Você já verificou a verdade desse princípio em sua vida? É verdade que um coração alegre faz bem como um remédio? Ao longo dos anos, cada vez mais os cientistas entendem a relação inseparável entre a mente e o corpo. O que afeta um afeta o outro. A pesquisa mostra que, por exemplo, uma coisa tão simples quanto um sorriso cordial exercita os pulmões, estimula o sistema circulatório e aumenta o influxo de oxigênio. Também estimula o sistema nervoso simpático a produzir endorfinas, os opiáceos naturais do corpo, que podem acalmar e relaxar a mente e até aumentar a atividade dos anticorpos.

Por outro lado, existe a última metade do verso, que significa que a depressão pode afetar negativamente o corpo.

"Nos últimos anos, porém, acumulou-se a evidência de que a psicologia pode realmente afetar a biologia. Os estudos descobriram, por exemplo, que as pessoas que sofrem de depressão correm risco mais elevado de doenças do coração e outras enfermidades. Outra pesquisa mostrou que os ferimentos demoram mais a cicatrizar nas mulheres que cuidam de pacientes com Mal de Alzheimer que em outras mulheres que não se encontram tão estressadas. E verificou-se que as pessoas sob tensão são mais suscetíveis a resfriados e gripes, e a ter sintomas mais severos depois de ficarem doentes." – Erica Goode. Além disso, um estudo recente da Universidade de Wisconsin mostra que "a ativação de regiões do cérebro associadas a emoções negativas parece debilitar a resposta imune das pessoas à vacina da gripe." - Ibidem.

CONCLUSÃO

É de fundamental importância que saibamos que a Bíblia não se propõe a explicar fatos científicos e que qualquer aparente contradição com a ciência fiquemos com a Bíblia. Lembre-se, a ciência, no que tem de melhor, é um contínuo processo de aprendizado. Teorias amplamente sustentadas ontem poderão ser abandonadas amanhã. Assim, é bem possível que certa crença científica que contradiga a Bíblia possa vir a estar ela mesma ultrapassada no futuro.

Nenhum comentário: