ESTÁ EM SUAS MÃOS ESCOLHER O PRESIDENTE

PERFIL E AS PROPOSTAS DOS PRINCIPAIS
CANDIDATOS A PRESIDÊNCIA.






JOSÉ SERRA , 68 anos doutor em economia de ascendência italiana


  • SOBRE FÉ – Católico desde a infância.
  • ABORTO – sempre se posicionou contra a legalização do aborto no Brasil, posição que mantém até hoje. Disse ele ao jornal Folha de São Paulo e o portal de notícias UOL em 21 de julho: “ considero o aborto uma coisa terrível.(...)”
  • UNIÃO CIVIL HOMOSSEXUAL E ADOÇÃO DE CRIANÇAS POR HOMOSSEXUAIS – sobre a adoção declarou: “ Tem tanto problemas grave de crianças abandonadas no Brasil que, para a criança, é uma salvação. Se houver condições psicológicas – isso vale para qualquer tipo de casal (sic) ou pessoa – não vejo porque não aproveitar”.
    Sobre a união civil homossexual, Serra é a favor. Porém, é claramente contra as igrejas serem forçadas pelo Estado a aceitarem realizar “casamentos” homossexuais. “ o estado não deve legislar sobre casamentos entre pessoas do mesmo sexo em cerimônias religiosas”, pois essa é uma questão de cada igreja. Cada uma tem liberdade e autonomia para decidir a esse respeito. Seria uma intrusão dizer que tal igreja tem que fazer isso ou aquilo” (disse ele falando no evento Gideões Missionário da Ultima Hora, em Camburiu (SC)
  • LEGALIZAÇÃO DAS DROGAS – É totalmente contra. “ Sou contra (...) nem mesmo na Holanda, um país arrumadíssimo, a legalização da maconha deu certo. A maconha é um passo para outras drogas. Defendo uma política de combate às drogas baseada em repressão, educação nas escolas e tratamento”.


DILMA ROUSSEFF, 62 anos , bacharel em economia de ascendência búlgara.


  • SOBRE FÉ – atéias desde sua juventude de guerrilheira comunista. Aborto – é a favor da legalização do aborto “Não é uma questão se eu sou contra ou a favor, é o que eu acho que tem que ser feito” é um dos seus planos de governo entregue ao TSE no inicio de julho.
  • UNIÃO CIVIL HOMOSSEXUAL E ADOÇÃO DE CRIANÇAS POR HOMOSSEXUAIS – É a favor de ambas. Em entrevista à estatal TV Brasil em 21 de julho, afirmou Dilma: “ Sou a favor da união civil entre homossexuais”. Quanto a imposição do Estado para que as igrejas aceitem realizar “casamentos” homossexuais, Dilma não falou até agora nada a respeito.
  • LEGALIZAÇÃO DAS DROGAS – Não descarta a possibilidade de , no futuro, sob outras condições o tema ser discutido. O Brasil não tem condições hoje de propor a descriminalização de qualquer droga.


MARINA SILVA, acreana, 52 anos, formada em história.

  • SOBRE FÉ – Evangélica desde 1997, membro da Assembleia de Deus.
  • Aborto – é pessoalmente contra a legalização do aborto, mas propõe um plebicito para se avaliar o assunto.
  • UNIÃO CIVIL HOMOSSEXUAL E ADOÇÃO DE CRIANÇAS POR HOMOSSEXUAIS – É a favor da legalização civil de uniões homossexuais. Quanto à adoção e crianças por homossexuais, Marina diz não ter ainda opinial formada sobre o assunto. LEGALIZAÇÃO DAS DROGAS – É pessoalmente contra, mas propõe que a legalização da maconha seja colocada em plebicito.

Leia mais no Mensageiro da Paz - ano 80 setembro de 2010