CUIDADO COM AS FINANÇAS


VOCÊ PODE ECONOMIZAR, NÃO IMPORTA A CIRCUNSTÂNCIA


A maioria das pessoas compra pensando em economizar, mas muito poucas delas realmente alcançam esse objetivo. Pode ser frustrante não ver o seu salário render o suficiente a fim de que você possa investir, economizar para uma compra especial ou fazer um plano de aposentadoria. Economizar é algo que você sempre tenciona fazer, mas nunca chega nem perto de fazê-lo.

Há uma porção de racionalizações que pessoas usam para não economizar: Eis aqui algumas delas:

“Eu não preciso economizar dinheiro.”
Eu confio que Deus há de suprir todas as minhas necessidades. Não há dúvidas que sua segurança está posta somente no Senhor e não na quantidade de dinheiro que você tem no banco. Mas como mordomo, ou administrador dos recursos do Senhor, você há de prestar contas a Ele de como manejou o que foi confiado a você.

“Eu não sou disciplinado(a).”
De um modo geral nós não estão acostumados a pensar em termos de poupança. Desde a época de super crescimento dos anos de guerra e o acesso ao crédito fácil, poupar não tem sido parte da nossa disciplina. Nós nem nos preocupamos em zelar pelo que temos, fazê-lo durar, nem separar dinheiro para necessidades de amanhã. Disciplina é difícil, mas pode ser desenvolvida.

“Eu não tenho dinheiro suficiente para fazer investimento.”
Enquanto você estiver precisando de dinheiro para fazer um investimento, você nunca terá dinheiro, a menos que comece a economizar algum. Você tem que começar. Coloque algum dinheiro numa conta poupança cada mês e deixe render enquanto você deposita um pouco mais periodicamente. Uma vez que você tenha uma quantia “mínima” para um investimento, invista e comece a poupar de novo.

“Eu não tenho condições para economizar.”
Pode ser difícil encontrar um tempo ideal para economizar, mas quando você põe sua mente e seus objetivos nisso, você se torna capaz de economizar. É uma questão de prioridades. Se você não começou a economizar, comece agora, não importa sua idade. Deixe seu dinheiro trabalhar por você.{ É por isso que experts em investimento aconselham aos jovens começarem a economizar não mais tarde do que aos 25 anos.}

Como aumentar a quantia de dinheiro que você pode economizar:

Use as sobras.
Consiga dinheiro extra, semana sim, semana não, evitando compras em supermercados e usando a comida que você já tem em casa. Cozinhe a verdura, descongele a carne moída , faça seu lanche em casa e cozinhe de improviso. Coloque o dinheiro economizado numa conta poupança.

Diga não ao impulso de comprar por uma semana e depois por um mês.

Cuidado com o crédito.
Use cartões de crédito com a menor taxa de juro. Pague mensalmente suas dívidas do cartão.

Procure trabalhar com bancos que cobrem baixas taxas de transação e cheques.

Economize energia.
Apague lâmpadas e aparelhos eletrodomésticos que não estão em uso.

Cynthia Yates foi cosiderada uma das dez mais por uma revista de âmbito familiar na América: “Frugal People”. Ela dirige um programa de rádio em St. Louis e é autora de 1001 Ideas to scretch Your Dollars e The Complete Guide to Creative Gift-Giving.

Nenhum comentário: