PEDOBATISMO - A IGREJA PODE BATIZAR CRIANÇAS ? Parte 01






As Sagradas Escrituras ensinam sobre o batismo que é necessário crer. Observe a indagação do eunoco etíope a Filipe.
At.8:36-37 “...que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração...”



Ai vem uma questão. É lícito, pois, batizar uma criança? Será que ela pode crer? E se pode a partir de que idade? Qual o respaldo bíblico? Isso é uma invenção da Igreja Católica?
Dê sua opinião.

13 comentários:

Unknown disse...

ERAIS PORQUE NÃO CONHECEIS AS ESCRITURAS NEM O PODER DE DEUS.
O BATISMO INFATIL É BIBLICO:
A BÍBLIA ENSINA QUE O QUE CRÊ E FOR BATIZADO SERÁ SALVO. ORA A CRIANÇA NÃO PODE CRÊ, COMO PODE, POIS SER BARTIZADA? MARCOS 16:16.
RESPOSTA: ESTE TEXTO NÃO SE REFERE A MENORES, MAS A ADULTOS, A PROVA DISTO É QUE JESUS DECLARA: ´´MAS O QUE NÃO CRÊ SERÁ CONDENADO. SE O TEXTO SE REFERISSE TAMBÉM A CRIANÇAS, TERIAMOS QUE CONCLUIR QUE ELAS SERÃO CONDENADAS. MAS JESUS DISSE QUE DELAS É O REINO DE DEUS. (MARCOS 10:13-14). CERTO!

Anônimo disse...

Os Filhos dos Crentes São Herdeiros do Pacto de Deus com Seu Povo - A Bíblia fala que os filhos dos crentes são santificados como herdeiros das promessas de Deus (1 Coríntios 7.14; Atos 3.25) e, portanto, são aptos para receberem o sinal visível desse pacto, a saber, o baptismo (Actos 2.38,39)

Jailson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jailson disse...

Amigo, você usa um texto narrativo para afirmar uma posição teologica. Isso não é sadio. Observe que a biblia diz que aquele que não trabalhar também nao coma, vc deixaria seu filho padecer de fome ja que ele nao trabalha? O pacto de Deus é com toda familia. Familia inteiras eram batizadas, será que nao havia crianças? sabe porque a biblia nao diz literalmente " Batizem criança'? Quando uma pratica é normativa não há necessidade de falar, essa pratica sempre foi usada na vida primitiva eclesiastica

Anônimo disse...

Essa história de quem vai ser salvo por fazer isto ou aquilo, já está bem ultrapassado, todos querem ser juízes, porém, poucos cairam na real que a salvação depende totalmente da obra salvívica de Cristo, é Deus quem julga este ou aquele, a nós cabe o bom senso de tão somente estar apto a apresentar o evangelho da salvação que está em Cristo Jesus!
A criança é salva c/ ou sem batismo!!! isso é o que importa,inclusive está explícito na escritura,pois o próprio Senhor foi quem disse : Deixem vir a mim as criancinhas pois delas é o reino dos céus.Por favor vamos nos preocupar com algo mais importante!!!

Anônimo disse...

Que vc me desculpe, mas isto é um equívoco dizer que só Deus pode julgar. Veja Jo. 12:46 a 48. Estamos com a palavra na mão, portanto aquele que duvida dela já está julgado. Só falta apalvra final como também receberá Satanás naquele grande dia. Deus não levará niguém para o inferno ou para o céu. Nosso viver aqui que nos levará tanto a um como ao outro.

Anônimo disse...

O batismo de um bebe significa simplismente um simbolo/rito de pertencimento; ou alguém acredita que o batismo salva? se antes este não for relmente circunsizado no coração; o batismo é simplesmente uma declaração de pertencimento ào Reino de Deus

Anônimo disse...

Em primeiro lugar meu amigo, vc entrou em contradição, pois se a última palavra é de Deus, então a palavra válida é somente a do Deus Único.Vc também afirma que Deus não levará ninguém p/ o céu ou inferno,não sei qual é seu deus, pois o Deus da bíblia é O Único que pode levar ou condenar, Atos cap.4.12.João 3.16, Mat. 10.28.Tema Aquele que pode fazer perecer no inferno tanto o corpo quanto a alma.A respeito do modo de vida, também está bem claro nas escrituras, vc precisa estudar mais, leia romanos 4.4, Efésios 2.8-9. Um abraço, espero que nosso diálogo produza frutos da salvação.

Anônimo disse...

Aliás, quando vc citou que seu modo de vida, o que Deus quis dizer em Isaias 64.6. Todas as nossas *justiças* são como trapo da imundícia. Por isso o apóstolo Paulo escreveu: 8 E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, 9 ¶ E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé.Filip.3.
Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.5 Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça.
6 Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra.
7 Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.
8 Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho.
9 Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.
10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.
11 ¶ Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
12 E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,
13 A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
14 Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.
15 Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.
Observe meu irmão o quanto a palavra nos garante a salvação em Cristo totalmente, ninguém é participante da obra de salvação, nós recebemos de Jesus, tudo foi feito por Ele e p/ Ele e sem Ele nada do que foi feito se fez. João 1.3. O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;
14 Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;
15 O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
16 Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
17 E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.
18 E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.
19 Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse,
20 E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.
21 A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou
22 No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis.Colossenses 1.13-22.

Anônimo disse...

Tudo procede de Deus, a santidade, justificação, remissão, redenção, purificação, até mesmo a fé que nós necessitamos p/ crer, provém de Deus. Para ter fé é necessário ouvir a palavra, para ouvir é necessário quem pregue, para que haja conversão é necessário o mover do Espírito Santo, pois Ele é quem convence do pecado da justiça e do juízo, ou seja tudo primeiramente procede de Deus, nós O amamos porque Ele nos amou primeiro.

Anônimo disse...

Meu amigo Josué, isso não é uma invenção católica, nem presbiteriana, nem luterana, etc...
O que acontece é que o texto dá margem p/ as duas linhas de pensamento, porém, o que está implícito no texto é a necessidade de ser salvo, isso é que levou o etíope a questionar Filipe, o batismo em si não salva, apenas é um ato simbólico público, expressando publicamente que a partir de tal momento a pessoa assumiu a fé cristã em Jesus, como convicção dessa fé a pessoa é batizada. Jesus foi circuncidado ao oitavo dia, Ele ainda era um bebezinho, a circuncisão p/ os israelitas era um tipo de aliança, entre Javé e Israel. Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado.
11 E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal da aliança entre mim e vós.
12 O filho de oito dias, pois, será circuncidado, todo o homem nas vossas gerações; o nascido na casa, e o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua descendência.
13 Com efeito será circuncidado o nascido em tua casa, e o comprado por teu dinheiro; e estará a minha aliança na vossa carne por aliança perpétua.Gen.17.Observe que todos eram circuncidados, porém em nossa era, a circuncisão é a do coração, pela fé em Jesus Cristo. E é somente pela fé neste Cristo é que podemos ter a garantia da salvação.Assim como a circuncisão, a ceia e outros ritos, tudo são sombras, porém a realidade é Jesus o Cristo Vivo, Deus o abençoe!

Delrymar disse...

Jacqueline, se o reino de Deus é das crianças, então por que vocês não batizam os filhos dos católicos? Eles tambem sao crianças.

Anônimo disse...

Incrível como as pessoas acham que conhecem a bíblia em vez de pedir discernimento a Deus, fazem um "cursinho" e já acham que são intérpretes desta. Sinto em dizer que As crianças até onde há conhecimento, estão destinadas ao céu SEGUNDO A BÌBLIA, conforme marcos 10, o batismo é o simbolismo de mortificar a pessoa antiga e nascer de novo para Deus. Mas antes devemos nos arrepender e crêr verdadeiramente n'Ele. Será que elas fazem isso?