CARACTERÍSTICAS DE UMA IGREJA VERDADEIRA

Hoje com tantas “Igrejas” ditas Evangélicas se faz necessário, mas que nunca observarmos algumas características de uma verdadeira Igreja. Vejamos:

1. EDIFICAÇÃO.

(Efésios 4:12) - Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
(Efésios 4:16) - Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.
(Efésios 4:29) - Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.

EM 1CO.12 FALANDO SOBRE DONS. OBSERVAMOS QUE EXISTE:

DONS DIFERENTES; DONS MAS NOTAVEIS; MAS NÃO EXISTE O MAIS IMPORTANTE.

VEJA A PREOCUPAÇÃO DE PAULO.

1CO.14. 4-5 O que fala em outra língua a si mesmo se edifica, mas o que profetiza edifica a igreja. Eu quisera que vós todos falásseis em outras línguas; muito mais, porém, que profetizásseis; pois quem profetiza é superior ao que fala em outras línguas, salvo se as interpretar, para que a igreja receba edificação.

(I Corintios 14:12) - Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.
(I Corintios 14:17) - Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado.
(I Corintios 14:26) - Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.

· MEIOS DE EDIFICAÇÃO

o COMUNHÃO (KOINONIA)
AT 5 FALA QUE TUDO ERA COMUM
(I Corintios 12:26) - De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele
.
o ENSINO.
1. POR ISSO QUE EXISTEM PASTORES E MESTRES.
(Efésios 4:11,12) - E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;

2. ADORAÇÃO.
Enquanto a edificação centra-se no crente a adoração centra-se no SENHOR.

A IGREJA PRIMITIVA SE REUNIA REGULARMENTE PARA ADORAR A DEUS.
(Hebreus 10:25) - Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto
vedes que se vai aproximando.

· MEIOS DE ADORAMOS A DEUS.

o LOUVOR (Atos 2:46-47) - E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.
SL.100. 1-2 Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras.Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.

o ORAÇÃO. (Atos 1:14) - Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.

o LEITURA DA BIBLIA. (I Timóteo 4:13) - Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.


3. EVANGELIZAÇÃO.

(Mateus 28:19) - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

(Atos 1:8) - Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

ESTE FOI O ULTIMO ASSUNTO TRATADO POR JESUS.

(João 14:15)- Se me amais, guardai os meus mandamentos.

NÃO SE TRATA DE OPÇÃO. É UMA ORDEM. IDE.

· ONDE? TODAS AS NAÇÕES.


IGREJA VERDADEIRA.

EDIFICA.
ADORA.
E EVANGELIZA.

2 comentários:

Anônimo disse...

DUAS CARACTERISTICAS DA IGREJA VERDADEIRA: GUARDAM OS MANDAMENTOS DE DEUS, TODOS INCLUSIVE O 4 MANDAMENTO, E A FÉ EM JESUS APOCALIPSE 14:12 -- UMA DAS CARACTERISTICAS DA IGREJA FALSA:AQUELE QUE DIZ: EU O CONHEÇO E NÃO GUARDA OS SEUS MANDAMENTOS É MENTIROSO, E NELE NÃO ESTÁ A VERDADE 1 JOÃO 2:4

anonimo disse...

"E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas." Mateus 22:37-40

"De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau." Eclesiastes 12:13-14

Efésios 2:14-15
"Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derrubado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, aboliu na sua carne a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse em si mesmo um novo homen, fazendo a paz." Esta passagem mostra que Cristo aboliu a "lei dos mandamentos". Desde que a guarda do sábado era um destes mandamentos, e não foi incluída no Novo Testamento, não necessitamos guardar o sábado.

Romanos 7:4-7
"Assim, meus irmãos, também vós morrestes relativamente à lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, a saber, aquele que ressuscitou dentre os mortos, e deste modo frutifiquemos para Deus. Porque, quando vivíamos segundo a carne, as paixões pecaminosas postas em realce pela lei, operavam em nossos membros a fim de frutificarem para a morte. Agora porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra. Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás." Esta passagem claramente diz que morremos para a lei e estamos, portanto, "libertos da lei".