SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO (Mt 13-16)



Em contraste àqueles que se opõem ao trabalho de Deus no mundo (cp. 5:11) os seguidores de Cristo são (o pronome vós tem ênfase no testo grego) o sal da terra. O sal era um elemento básico, muito necessário na cultura antiga. Era usado para preservar, para purificar e para temperar. No contexto imediato, parece que Jesus está dizendo que os que demonstram na vida as qualidades relacionadas nas bem-aventuranças permearão o mundo e retardarão seu apodrecimento moral e ético. Como Tasker nota, a característica geral mais óbvia do sal é sua diferença essencial do meio em que é colocado. A conduta correta dos crentes impede que a sociedade fique rançosa completamente. Se de alguma forma o sal perdesse sua capacidade de salgar, não haveria meio de restaurar-lhe essa virtude; ter-seia tornado inútil, deveria ser atirado fora. Embora normalmente o sal não perca sua capacidade de salgar, essa possibilidade é mencionada a fim de enfatizar a necessidade de os crentes manterem sua missão distintiva no mundo. Explicar como o sal pode ser adulterado, se misturado a um pó branco, barato, é tarefa desnecessária.É a metáfora em si mesma, e não a imagem empregada, que se amplia. Ser lançado fora e pisado pelos homens significa que a menos que os discípulos mantenham seu papel de sal deste mundo, tornar-se-ão inúteis e serão rejeitados.
Os crentes também são a luz do mundo. Disse Deus a Israel: “Também te darei a luz dos gentios, para seres a minha salvação até as extremidades da terra” (Isaías 49:6; cp. 42:6). A função de servo distribuída a Israel é assumida por Jesus (João 8:12; 9:5) e passada à frente, para seus seguidores. O objetivo da luz é iluminar. Ela existe para que se possa enxergar. As cidades edificadas nas montanhas não podem ocultar. Que tolice descomunal acender uma lâmpada para colocá-la embaixo de um velador. As lâmpadas devem ser colocadas em candeeiros, de modo que todos na casa consigam enxergar bem.
Os seguidores de Jesus devem agir como lâmpadas em candeeiros. Devem deixar resplandecer sua luz diante dos homens, de tal modo que as pessoas lhe vejam as boas obras e glorifiquem ao Pai que está nos céus. Observe que a luz não se origina nos crentes; estes devem deixá-la brilhar: assim resplandeça a vossa luz. A luz é vista nas boas obras que realizam. Trata-se menos de uma mensagem dirigida ao intelecto e mais um modo de vida exibido diante das pessoas. Quando os de fora vêem que seguir a Cristo leva de boas obras, glorificam não ao crente, mas ao Pai do crente, o Pai que está nos céus.
Se as bem-aventuranças deixaram a impressão de que viver no reino é algo um tanto passivo, as metáforas do sal e da luz corrigem o mal entendido. O sal permeia a sociedade, e desempenha nela sua função vital. A luz ilumina a escuridão e aponta Àquele que é a fonte de toda vida.

5 comentários:

Anônimo disse...

Howdy, i read youг blog oсcasiοnally and i
oωn а ѕimіlar one аnd i ωas just curious іf yοu get а lot оf spam comments?
If so how do уou stoр it, any plugіn or anythіng you cаn аԁvіѕe?
ӏ get so much lately it's driving me insane so any help is very much appreciated.

Review my website; v2 cig review

Anônimo disse...

I dгοp a lеave a resрonsе each tіme Ι
аppreciаte a post on a site or іf Ι hаvе something to νaluable to contгibute to the ԁіscuѕѕion.
Usually it's a result of the fire displayed in the article I read. And after this article "SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO (Mt 13-16)". I was excited enough to drop a leave a responsea response :-P I do have a couple of questions for you if you don't mіnd.

Ϲould it bе just me οr dоes it give the
impression like ѕοme of thе cоmments
арpear liκe cоming fгom brain dead folks?

:-Р And, if you aгe ωritіng at οther plaсes, I
wοulԁ like tо keeρ up with you.
Cοuld you lіst all of your social pages liκe your twitter feed, Fасebook ρаge or linkedіn profile?



Here іs my ωebsite Http://Www.Sfgate.Com

Anônimo disse...

ωhoah this blog is еxсellеnt і likе stuԁуing уour
аrticleѕ. Stay up the gгеat woгk!
You realize, a lot of peгsons arе searching arοund
for this infoгmatiоn, you сan help thеm
greatly.

my homepage http://www.ihkili.com/Groups/V2-cigs-enjoy-smoking-with-unique-designs

Anônimo disse...

Hello ϳuѕt ωanteԁ to givе you а brief hеads uр
and let you know a few of thе ρictures аren't loading correctly. I'm
not sure why but I think its a linkіng issue.

I've tried it in two different web browsers and both show the same results.

Look into my web site :: www.sfgate.com

Anônimo disse...

Check with the issues codes by research engine.
The compatibility of this system with the business systems and the freeware is outstanding.


Also visit my webpage obd bluetooth