DEPRESSÃO, A DOENÇA DA ALMA

_____A depressão (também chamada de transtorno depressivo maior) é um problema médico caracterizado por continuada alteração no humor e falta de interesse em atividades prazerosas. O estado depressivo se diferencia do comportamento "triste" ou melancólico que afeta a maioria das pessoas por se tratar de uma condição duradoura de origem neurológica acompanhada de vários sintomas específicos. Ou seja, depressão não é tristeza. É uma doença que tem tratamento.
_____Estima-se que cerca de 15 a 20% da população mundial, em algum momento da vida, sofreu de depressão. A depressão é mais comum em pessoas com idade entre 24 e 44 anos. A ocorrência em mulheres é o dobro da ocorrência em homens
Os sintomas da depressão

_____são muito variados, indo desde as sensações de tristeza, passando pelos pensamentos negativos até as alterações da sensação corporal como dores e enjôos. Contudo para se fazer o diagnóstico é necessário um grupo de sintomas centrais:

Perda de energia ou interesse
Humor deprimido
Dificuldade de concentração
Alterações do apetite e do sono
Lentificação das atividades físicas e mentais
Sentimento de pesar ou fracasso
Pessimismo
Dificuldade de tomar decisões
Dificuldade para começar a fazer suas tarefas
Irritabilidade ou impaciência
Inquietação
Achar que não vale a pena viver; desejo de morrer
Chorar à-toa
Dificuldade para chorar
Sensação de que nunca vai melhorar, desesperança...
Dificuldade de terminar as coisas que começou
Sentimento de pena de si mesmo
Persistência de pensamentos negativos
Queixas freqüentes
Sentimentos de culpa injustificáveis
Boca ressecada, constipação, perda de peso e apetite, insônia, perda do desejo sexual
_____Os sintomas corporais mais comuns são sensação de desconforto no batimento cardíaco, constipação, dores de cabeça, dificuldades digestivas. Períodos de melhoria e piora são comuns, o que cria a falsa impressão de que se está melhorando sozinho quando durante alguns dias o paciente sente-se bem.

A identificação da depressão

_____Para afirmarmos que o paciente está deprimido temos que afirmar que ele sente-se triste a maior parte do dia quase todos os dias, não tem tanto prazer ou interesse pelas atividades que apreciava, não consegue ficar parado e pelo contrário movimenta-se mais lentamente que o habitual. Passa a ter sentimentos inapropriados de desesperança desprezando-se como pessoa e até mesmo se culpando pela doença ou pelo problema dos outros, sentindo-se um peso morto na família. Com isso, apesar de ser uma doença potencialmente fatal, surgem pensamentos de suicídio. Esse quadro deve durar pelo menos duas semanas para que possamos dizer que o paciente está deprimido.

Causa da Depressão

_____A causa exata da depressão permanece desconhecida. A explicação mais provavelmente correta é o desequilíbrio bioquímico dos neurônios responsáveis pelo controle do estado de humor.
Analisando a experiência de Elias:

1. Teve medo. ( as vezes sem saber de que ) verso 3. 2. Foge da realidade ( pela fantasia ) verso 3. 3. Quer ficar sozinho ( no deserto ) verso 4 4. Pede a morte ( desanimo total ) verso 4. 5. Quer dormir ( é fuga ) verso 5. 6. Não quer comer ( perda do apetite ) verso 5. 7. Tem uma crise de auto- comisseração. Dó de si mesmo. 'Eu fiquei só'. verso 10.

"Equação da Depressão"

-Sofro injúria ou sou rejeitado + Raiva x auto - comisseração = depressão.

- I Reis 19:9 - Elias queria simpatia dos outros. Deus queria lhe dar trabalho.- A melhor terapia, servir. Nosso exemplo, Jesus. Passos para vencer a depressão:

1. Fale com um conselheiro capaz. Alguém em quem você confia.

2. Faça exercícios físicos. Saia das 4 paredes.

3. Corte toda a raíz de amargura. Situações com seus pais, amigos, pessoas, chefes. Hebreus 12:5 -A depressão é um processo que sempre se inicia com amargura.

4. Ande no Espírito. Não é a mesma coisa que aceitar Jesus. Gálatas 5:25 e Efésios 5:18. Ande na dependência do poder de Deus. - O que Deus deseja para nós é que eu e você, sejamos felizes. João 10:10 'Para que tenham vida, e vida com abundância'.

Se você ainda não tem Jesus, entregue sua vida a Ele e viva feliz.

Referências Bibliografias.

Como Vencer a Depressão. Livro do Pastor e Psicólogo Tim LaHaye.
http://www.psicosite.com.br/tra/hum/depressao.htm
pt.wikipedia.org/wiki/Depressão_nervosa - 69k

Um comentário:

Anônimo disse...

perda de energia e interesse é uma coisa normal que acontecesse ao longo da vida

defina humor deprimido

existe alguém positivista?

a irritabilidade e a impaciência é algo normal

o que poderia ser considerado dificuldade para chorar e o que poderia ser considerado chorar atoa?

quais situações que todo mundo deveria chorar e que situações ninguém deveria chorar?

qual é o tempo normal,que uma pessoa deve ser queixar?

qual seria uma culpa justificável?