O ESPÍRITO SANTO- AGENTE CAPACITADOR DA OBRA DE DEUS.


Iremos de forma sucinta expor sobre o Espírito Santo como agente capacitador da obra de Deus. Que é o tema da nossa lição dominical.

O primeiro tópico fala sobre O RELACIONAMENTO DO ESPÍRITO SANTO COM A HUMANIDADE.
Após a queda do homem a Bíblia deixa bastante claro que houve uma ruptura da comunhão entre o criador (DEUS) e a criatura (O HOMEM); sendo assim o pecado cria de forma imediata uma barreira de separação para com Deus. Ao homem é impossível perceber a Deus devido sua natureza de pecado. “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.” Rm 5:12 Entre outras coisa este texto fala da separação espiritual entre Deus e o homem. Destarte, vem à primeira atuação do Espírito Santo, terceira pessoa da trindade, na vida do homem. Fazer com que ele perceba a Deus. É bom salientar que o homem pecou por escolhas próprias, uma capacidade dada por Deus para que o homem escolha seu caminho; e o homem escolheu transgredir as leis do Criador. Diante disto Deus poderia deixá-lo ao acaso. Porém, seu amor, sua misericórdia e bondade. Faz com que Ele morra em nosso lugar. Mas para perceber a Deus e o seu plano de salvação é necessário que o Espírito Santo atue na mente do homem convencendo lhe do pecado.

Resforço de idéias

  • É impossível ao homem perceber a Deus pelo seu intelecto.
João 16:8 “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo:”

  • É da vontade de Deus que todos, sem exceção, sejam salvos.
1Timoteo 2:1-4 “Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade. Porque isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade.” Não como pensam alguns que declaram que a graça irresistível ou graça eficaz é uma doutrina que esta relacionada com os eleitos. De modo simples,esta doutrina afirma que o Espírito santo nunca falha em trazer á salvação aqueles pecadores que Ele pessoalmente chama a cristo. Ele aplica inevitavelmente a salvação a todo pecador que ele tencionou salvar , e é sua intenção salvar todos os eleitos. Porém, não é isto que afirma em João 12:47,48 “E, se alguém ouvir as minhas palavras e não crer, eu não o julgo, porque eu vim não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. Quem me rejeitar a mim e não receber as minhas palavras já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último Dia.” Ao homem é dado através do livre arbítrio a oportunidade de escolher o caminho que quer seguir de forma que ele será indesculpável se não escolher a Deus.

  • Só quando decidimos por Cristo é que o Espírito Santo passa a habitar em nos possibilitando uma mudança em nossa vida.

Nenhum comentário: