MODALIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM

O professor deve levar em conta, quando ensina, que os alunos não aprendem melhor necessariamente numa mesma modalidade. O professor deve usar as três modalidades principais quando ensina.

APRENDIZAGEM VISUAL

Após anos de pesquisa, ficou constatado que o aluno latino, como o brasileiro, tem tendência a aprender melhor visualmente. Isto quer dizer que o professor deverá usar audiovisuais, ilustrações, quadros, cores, desenhos, etc. quanto mais recursos usar, melhor será, porque o aluno compreenderá e irá lembrar-se muito mais. Também desenvolverá interesse e motivação.

APRENDIZAGEM AUDITIVA

Ainda que um aluno assimile melhor em uma modalidade, não quer dizer que não use as outras. Alguns alunos precisam ouvir para aprender melhor, isto quer dizer que o professor deve explicar (falar) e até pode usar música para ajudar o aluno a memorizar. Para estes alunos, ilustrações visuais não têm tanto valor, mas devem ser usadas.

Quando falamos de aprendizagem auditiva é importante lembrar que se o aluno só escuta, na maioria das vezes aprende ou recorda muito pouco. Geralmente usa uma combinação de modalidades (áudio + visual)

APRENDIZAGEM PELO TATO

O aluno deve anotar o que o que o professor fala, pois, por incrível que pareça, a memória é estimulada pelo tato. Recordamos muitas informações pelo tato (temperatura, forma, textura e também palavras escritas).

Considere os seguintes resultados baseados em pesquisas.

Fonte: Aprendendo a Ensinar - Cristina Mellin

Nenhum comentário: