COMO ALCANÇAR A VERDADEIRA PROSPERIDADE - PARTE I

Para entendermos a lição de hoje gostaria de falar sobre o que é prosperidade, do ponto de vista de Deus. A prosperidade nada tem haver com dinheiro ou acumulo de bens, o ponto básico da verdadeira prosperidade está no fato de uma pessoa ter a Paz interior; ter um correto relacionamento com o criador através da comunhão.


“Lc. 16:20-25 Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele. E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. E aconteceu que o mendigo morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico e foi sepultado. E, no Hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão e Lázaro, no seu seio. E, clamando, disse: Abraão, meu pai, tem misericórdia de mim e manda a Lázaro que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro, somente males; e, agora, este é consolado, e tu, atormentado.”

Mc. 8:36 Pois que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?”

É notório nos textos acima que a riqueza por si só nada tem haver com a prosperidade. Não estou querendo dizer que as pessoas ricas vão para o inferno, mas que o principal objetivo do homem deve ser a restauração da comunhão com Deus e isto é ser próspero.

COMO ALCANÇARA A VERDADEIRA PROSPERIDADE?

Está é uma pergunta que tem despertado grande interesse na humanidade. Diante disto surge às técnicas, as fórmulas e os conceitos dos mais variados possíveis.Todo isso para alcançar uma vida de felicidade; de paz; de conforto; de tranqüilidade e de segurança. Com o pensamento capitalista de nossa era o homem acha que isto pode ser comprado e ai começa a corrida desenfreada para adquirir dinheiro e comprar a paz e o sossego tão sonhado. Porém, isto é uma utopia, pois a verdadeira Paz dinheiro nenhum poderá comprar. Só através da comunhão com Deus. E está comunhão só é adquirida quando vamos a Cristo, quando reconhecemos e o aceitamos como salvador da nossa vida.

Mt. 11:28-29 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma.”

Só quando uma pessoa decide receber Cristo Jesus é que ela de fato alcançará a paz interior. Uma vez alcançada a pessoa passa a desfrutar da verdadeira felicidade e ai sim ser considerada verdadeiramente próspera.

A PROSPERIDADE COM DÁDIVA DE DEUS.

Já vimos que a verdadeira prosperidade está no fato de termos nossa comunhão restaurada com Deus e isto e proveniente da infinita graça (favor imerecido) de Deus. Como se não bastasse tão grande misericórdia e bondade. A comunhão com Deus vem recheada de bênçãos.

Confiando nas promessas de Deus.

São varias as bênçãos proveniente da comunhão com Deus, citaremos algumas:

1. Justificação dos pecados. Rm 3:24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus,

2. Herdeiros de Deus. Gl 3:29 E, se sois de Cristo, então, sois descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa.

3. Vida eterna. 1Jo.2:25 E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.

4. Paz. Fl 4:7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.

Abro um parêntese para informar que “A verdadeira prosperidade é o resultado de um correto relacionamento com Deus e da obediência à sua Palavra” verdade prática – lição 3 de forma que uma pessoa ímpia mesmo que esteja dentro da congregação até mesmo ministrando não desfruta da verdadeira prosperidade.

Continuemos falando das bênçãos.

5. Suprira todas as nossas necessidades.

§ Fl. 4:19 O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.

§ Mt 6:26 Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

Que benção maravilhosa saber que Cristo Jesus tem um cuidado especial pôr cada um de nós. Devemos crer que Deus suprira nossas necessidades. Isto nos permite viver uma vida tranqüila, sem ansiedade com o foco em Deus e não no amanhã. Porém devemos ter muito cuidado para não nos acomodarmos achando que Jesus ira está ali para nos servir face ao nosso comodismo.

Dedicando-se ao trabalho.

Uma forma de Deus nos abençoar materialmente e através do trabalho. Quantos têm negligenciado o trabalho e ficam lamentando achando que Deus o abandonou. O trabalho é uma dádiva de Deus um meio de Deus nos abençoar materialmente. Não existe prosperidade material sem a labuta do dia a dia. 1 Ts.4:11-12 ” e procureis viver quietos, e tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado; para que andeis honestamente para com os que estão de fora e não necessiteis de coisa alguma.”


Nenhum comentário: