A ANGÚSTIA DAS DÍVIDAS




TEXTO ÁUREO
“Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! Pois comerás do trabalho das tuas mãos, feliz serás, e te irá bem” (Sl 128.1,2).
Como o tema sintetiza a dívida na vida de uma pessoa traz varias angústias. Por isso nós devemos ter muito cuidado na hora de administrar nosso dinheiro para não entrarmos nas armadilhas dessa sociedade consumista.
OBJETIVO 01

Compreender quem é o dono do nosso dinheiro. 

QUEM É O DONO DO NOSSO DINHEIRO
Essa é uma verdade conhecida por todos os cristãos. Todavia, o fato de reconhecer que Deus é dono de tudo não nos garante uma vida financeira equilibrada nem nos garante sermos dizimistas fieis.
1.      Dê a Deus o que lhe pertence. Se você for ler qualquer livro de como ser próspero financeiramente quase todos vão lhe aconselhar a guardar pelos menos 10%. Logo nos faz lembrar do principio bíblico do dízimo. O problema que muitas vezes não é fácil nós “tirarmos” os 10%. O fato principal é o orçamento estourado por causa das varias dividas. Porém precisamos usar a fé entregando a Deus a sua parte. É bom lembrar que Deus não precisa do seu dinheiro é apenas um principio de fé que devemos exerce é quando fazemos isto só temos a ganhar. “Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos”(Ag 2:8) uma dica é retire os 10% antes de qualquer coisa outra informação é que o dizimo deve ser um ato de amor, alegria é de fé não como obrigação.
Quando somos dizimistas só temos a ganhar
“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos. “Ml 3:10-11

OBJETIVO 02
Discutir a respeito dos efeitos maléficos do consumismo e das dívidas.

              Porem, tadavia, entretanto...

Precisa seguir algumas dicas:
Dica 01 – esta é a principal- não gaste mais do que você ganha. Você pode até gastar seu dinheiro com coisas supérfluas (claro que ninguém aconselha isso), porém jamais poderá gastar mais do que ganha. E isso não vai fazer diferença se foi com coisas importantes (naquilo que é pão) ou não. O fato é que você terá no final do mês dividas.
Viver com um salário mínimo é muito difícil de forma que busque a orientação de Deus para ter uma vida equilibrada.
Dica 02 – não queira ser o que não pode. Certa vez vi uma vizinha compar toda a mobília da sua sala e no outro dia a companhia de energia vir cortar sua luz. Isto é falta de prioridade querer ser o que não é. Quantos crestes estão comprometendo a família por causa de um carro novo; todos tem um carro novo ele tem que ter também. Meu irmão “Melhor é um pedaço de pão seco com paz e tranqüilidade do que uma casa onde há banquetes, e muitas brigas.” Pv. 17:1
Cuidado com
·         A facilidade do cartão de credito – fácil de comprar difícil de pagar
·         Os anúncios de propagandas – pergunte sempre: preciso disto? Se preciso, preciso para agora? E se é para agora posso comprar? Tenho condições?
·         Cuidado com os limites do cheque especial. Evite usa-lo.
·         Nunca faça um empréstimo para pagar outro. O melhor a ser feito é renegociar a divida com a instituição que você está devendo.
·         Cuidado com os gastos minúsculos descontrolados.

OBJETIVO 03
Saber que é possível livrar-se das dívidas com sabedoria e planejamento.

Se por alguma razão você encontra-se endividado e sem perspectiva para se livrar – saiba que Deus pode lhe ajudar. Procure entender o que lhe levou a esta situação, procure negociar com os credores faça um planejamento de médio e logo prazo e ore a Deus que Ele é poderoso para fazer o impossível acontecer em sua vida.


Nenhum comentário: