AGEU - O COMPROMISSO DO POVO DA ALIANÇA




O TÍTULO
Ageu significa festivo ou Minha Festa. É provável que o profeta tenha nascido num dia de festa

AUTOR
Apesar de Ageu ser também mencionado em Esdras 5:1 e 6:14, pouco se sabe a seu respeito, exceto o fato de ser ele “o profeta”.

CENÁRIO HISTÓRICO
A profecia de Ageu é um dos livros bíblicos com a data mais exata. Datado do segundo ano do rei Dario Histaspes (521-486), rei da Pérsia, Ageu é o primeiro livro profético a apresentar uma data com base nos reis gentios.
 
CENÁRIO POLÍTICO

                Após os setentas anos de cativeiro na Babilônia, os judeus retornaram, sob a nova política persa que encorajava a volta dos cativos, e lhes foi proporcionada uma nova situação de vida, um distrito na província daquém Eufrates. Esse tratamento benévolo por parte de Ciro pode ter sido devido à influência de Daniel.

CENÁRIO RELIGIOSO
                Em 537 começou uma grande era para os judeus com a volta do cativeiro e reinicio das ofertas da aliança em Jerusalém. Mas a pausa na reconstrução esfriou o entusiasmo de todos, e eles se voltaram para interesses seculares. Todavia, essas atividades não se mostraram rendosas, o que pode ter sido um castigo por não terem tido em alto apreço a fundação do novo templo.
                Após aproximadamente 14 anos de negligencia na construção do templo, o Senhor mandou seca e má colheita ao povo a fim de alertá-lo. Mandou depois Ageu e Zacarias mostrar-lhe a causa do problema econômico e sugerir que todos cuidassem da sua responsabilidade mais importante, a reconstrução do templo do Senhor.

OBJETIVO DO LIVRO DE AGEU
                Era fazer com que os líderes e o povo continuassem a reconstruir o templo destruído, monstrando-lhes que os fracassos nos outros setores da vida eram resultado da negligencia na obra de Deus.

Nenhum comentário: