MARIA, MARIA E MARIAS


Maria signifia sua rebelião


1) Maria, mãe de Jesus.
  • “Não é ele o filho do carpinteiro? E não se chama a mãe dele Maria e seus IRMÃOS Tiago, José, Simão e Judas? E as suas IRMÃS não vivem todas entre nós? Donde então lhe vêm todas essas coisas? E se escandalizavam dele. Mas Jesus lhes disse: “Não há profeta sem honra, exceto em sua pátria e em sua casa” (Mateus 13.55-58; Marcos 6.3-6).


A primeira verdade é que Maria mãe de Jesus teve outros filhos como é descrito no texto acima de forma que não continuou virgem.
  • Lucas 1:47 e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,
A segunda verdade ela reconheceu que era pecadora e necessitava de um salvador

2) Maria de Clopas, a mãe de Tiago, o menor – tia de Jesus

  • Mateus 27:56 entre as quais estavam Maria Madalena, e Maria,(tia de Jesus) mãe de Tiago (= suplantador filho de Zebedeu, apóstolo e irmão do apóstolo João , comumente chamado de Tiago Maior) e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu. (Salomé)

3) Maria, mãe de João Marcos, irmã de Barnabé.

  • At. 12:12 E, considerando ele nisso, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam.

4) Maria, cristã romana que é saudada por Paulo em Rm 16.6

5) Maria Madalena,

uma mulher de Magdala. Magdala que significa uma torre

Magdala um lugar do lado oriental do lago da Galiléia, cerca de 5 km ao sul de Tiberíades
  • Lucas 8:2 e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios;
  • Mateus 27:61 E estavam ali Maria Madalena e a outra Maria (esta Maria é a tia de Jesus), assentadas defronte do sepulcro.
  • Mateus 28:1 E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.
6) Maria, irmã de Lázaro e Marta.
  • Lucas 10:39 E tinha esta uma irmã, chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.
  • Lucas 10:42 mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.
  • João 12:2-3 Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Então, Maria, tomando uma libra de ungüento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do ungüento.


A identificação das Personagens Maria é importante e ao longo dos anos vem sendo alvo de expeculações, principalmente pela identificação de Maria Madalena com Maria irmã de Lazaro e com a prostituta do capitulo 7 de Lucas. Esta identificação se da pelos textos similares ocorridos. Vejamos:

1º ACONTECIMENTO

João 12:2-3 Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Então, Maria, tomando uma libra de ungüento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do ungüento.

Este acontecimento se deu em Betânia na casa de Lazaro pela irmã de Marta.

2º ACANTECIMETO

Lc. 7: 37-38 E rogou-lhe um dos fariseus que comesse com ele; e, entrando em casa do fariseu, assentou-se à mesa. E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento. E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento.

Este acontecimento similar se deu na casa de um fariseu por uma mulher da cidade, uma pecadora.

Notemos que são dois episódios diferentes. Não existe nenhuma ligação entre os personagens dos textos. Os pais mais antigos da Igreja sempre fizeram silêncio sobre esta identificação. Só a partir de 150 dC que Tertuliano veio com a colocação que seriam as mesmas pessoas e então Gregório o Grande (papa de 590 a 604 d.C) inseriu na tradição cristã . Contudo contra este pensamento temos: Irineu e Crisóstomo. É bom observar que não existe qualquer evidencia de que Maria de Betânia seja Maria Madalena e seja a Mulher Adultera de Lc. 7.36. o caráter delas são diferentes fortalecendo a idéia de que são pessoas diferentes.

Nenhum comentário: