UMA CARTA A TODOS OS PREGADORES!


Uma carta de John Wesley a John Trembath
(17/08/1760)




O que tem lhe prejudicado excessivamente nos últimos tempos e, temo que seja o mesmo atualmente, é a carência de leitura.


Eu raramente conheci um pregador que lesse tão pouco. E talvez por negligenciar a leitura, você tenha perdido o gosto por ela. Por esta razão, o seu talento na pregação não se desenvolve. Você é apenas o mesmo de há sete anos.


É vigoroso, mas não é profundo; há pouca variedade; não há seqüência de argumentos. Só a leitura pode suprir esta deficiência, juntamente com a meditação e a oração diária. Você engana a si mesmo, omitindo isso.


Você nunca poderá ser um pregador fecundo nem mesmo um crente completo.


Vamos, comece! Estabeleça um horário para exercícios pessoais. Poderá adquirir o gosto que não tem; o que no início é tedioso, será agradável, posteriormente. Quer goste ou não, leia e ore diariamente. É para sua vida; não há outro caminho; caso contrário, você será, sempre, um frívolo, medíocre e superficial pregador."


Retirado do Site Monergismo (www.monergismo.com.br)

4 comentários:

Anônimo disse...

É bom saber que ainda existem pessoas como nosso amado irmão em Cristo (Josué Rodrigues), que aborda assuntos tão polêmicos como o homosexualismo e outros, pois a igreja, precisa saber qual o seu papel diante de fatos como estes, não podemos ficar parados como estamos, a igreja tem que sair das 4 paredes e mostrar ao mundo que o homosexualismo é pecado, e que só JESUS CRISTO pode libertar, desde que o homosexual queira, porém devemos fazer a nossa parte.

J. Ciro Saraiva disse...

Sem um conhecimento crescente das Escrituras e de livros que edificam esses ensinamentos, não se pode obter sabedoria. Nosso irmão José Rodrigues está dando exemplo disso. E quero incorporar-lhe humildemente, a experiencia vivida por mim, a esse respeito. Tenho apenas um ano de conversão - meu Deus, que alegria em poder dizê-lo - e nesse periodo, alem da Biblia, que é hoje meu livro de cabeceira, já li varios e grandes autores, como Francis Sheafers, J. j.Packer, John Mac Artur, Bruce McDowel, Hernandes Dias Lopes e outros. Creio que o Espirito Santo ao vir morar com o cristão, vai usar o que ele encontra de conhecimento disponivel. Se o cristão não acumulou conhecimento, o que pode o Espirito Santo fazer ? Ler, ouvir pregaçao e sobretudo ler a Biblia me parece o caminho certo e esse ensinamento me foi dado pelo bom pstor que tive, o Pastor Oscar Bezerra, da Igreja Batista Regular, de FORTALEZA. Nesse periodo de um ano, já li quase 50 livros, dos quais a metade passei adiante, porque sei que livro é caro e se deve compartilhar o que se tem com os irmãos. Sou jornalista aposentado, tenho 72 anos, fui Secretarrio de Estado duas vezes e dou graças ao meu bom Jesus, que tenha deixado isso tudo pra trás e esteja agora no caminho da Verdade e da Vida. Gloria a Deus !

Méri Carreiro disse...

Pessoal, muito interessante e atual "Uma carta a todos os pregadores". lembrei do profeta Oséias, que disse que o povo sofre por não conhecer a Palavra de Deus...
Assistam ao filme apocaliptico"O livro de Eli", produzido pelo conhecido e excelente ator Denzel Washington. É excelente e faz a gente refletir sobre como estamos recebendo e pondo em prática a Palavra. Abraços, e bênçãos do Senhor Jesus!

Anônimo disse...

nao entidi nada