SANTO SEXO parte 01


Pr. Walter Santos Baptista

"Que o marido cumpra os seus deveres a mulher e, do mesmo modo, a mulher para com o marido. Não é a mulher que é dona do seu próprio corpo, mas sim o marido. De igual modo, não é o marido que é dono do seu próprio corpo, mas sim o marido. Não se privem um do outro, a não ser de comum acordo e para se dedicarem durante algum tempo à oração. Depois, voltem outra vez à vossa vida conjugal, para que Satanás vos não faça cair na tentação, por não se saberem dominar" (1Co 7.3-5)

São necessidades básicas do ser humano entre outras: alimentar-se quando tiver fome, beber quando tiver sede, ar quando a respiração fica difícil, descansar quando fatigado, dormir quando com sono, abrigar-se do frio ou do calor, livrar-se da dor, fugir quando for ameaçado e satisfazer o instinto sexual.

Tem-se criado uma verdadeira arte para se satisfazer a fome: a gastronomia; sofisticam-se os anestésicos para o alívio da dor; que se dirá dos confortos térmicos? E com respeito à sexualidade, que se diz? Que ensino é repassado acerca deste fato?

Escapa à imaginação o que já se pensou e ensinou sobre esse tema. Grassiano, monge italiano que viveu no final do século 11, pregava que o Espírito Santo saía do quarto quando o casal praticava o ato sexual.

Quanto à abstinência do sexo, era ensinado:

· Abstinência nos dias santos;

· E em certos dias úteis, como:

o Na quinta-feira porque Jesus fora preso numa quinta-feira;

o Em respeito à crucificação, não se podia ter relações nas sextas-feiras;

o Não no sábado, porque tradicionalmente é o dia dedicado a Virgem Maria;

o Naturalmente, no domingo também não seria possível, porque Jesus ressuscitou num domingo;

Nem na segunda-feira em respeito aos falecidos.

Sobravam a terça e a quarta-feira.

A Reforma Protestante do século 16 desenvolveu uma Teologia da Sexualidade, observando que o homem e a mulher têm necessidades de ordem sexual a nível físico, emocional e espiritual. A ignorância, a desinformação e a má orientação das idéias, no entanto, foram tamanhas que em algumas comunidades cristãs havia senhoras idosas que eram verdadeiras "evangelistas da frigidez", visitando as noivas antes do casamento para informá-las acerca do que se chamava "os fatos da vida", bem como que o ato sexual era do casamento a parte mais desagradável e detestável. Entretanto, diziam, todas as esposas tinham que se conformar com tal situação. Com esse tipo de iniciação, que moça poderia esperar alegria na vida conjugal?

OS QUATRO AMORES

Os gregos têm uma variedade de palavras para o que traduzimos como "amor": Philia, Storge, Eros e Agape.

Philia é o amor social, amor de amigo, de afinidade, patriótico, cívico. É a necessidade de compartilhar algo com alguém. Envolve afeição, e é o que chamamos "amizade".

Storge é o amor familiar, amor natural de pai para os filhos, do tio para o sobrinho, e vice-versa. Envolve reciprocidade e homogeneidade.

Eros é o amor biológico, físico, sensorial, hormonal, visceral, sensual. É o amor que é atraído pelo charme, beleza, elegância, graça, delicadeza, pelas formas. É boa palavra e define bem o aspecto das diferenças sexuais. O Eros atrai o homem para a mulher e a mulher para o homem. Fora disso é perversão: homem + homem, mulher + mulher, desvios que recebem o nome de homossexualismo; adulto + criança é pederastia ou pedofilia; ser humano + animal tem o nome de bestialismo. Todas essas perversões encontram reprovação na Escritura Sagrada: Levítico 18.22,23; 20.13,15,16. Eros é o instinto sexual. Paulo apresenta os reclamos do Eros em 1Coríntios 7.2-5 e 1Tessalonicenses 4.3-8.

Agape é o amor que pode salvar o eros da perversão porque o transforma e dá ao amor humano e biológico sua verdadeira dimensão no santo sexo. É o amor como o de Deus, o amor-que-se-dá, o amor-sacrifício, o amor-entrega, o amor eterno, imutável e perfeito. Está nos lábios de Jesus em João 3.16; Paulo o cita em Romanos 5.5; 1 Coríntios 13; e João, o Evangelista, o menciona em 1João 4.16,18. Jesus Cristo é o supremo exemplo de agape, entrega total para a salvação da esposa que é a Sua Igreja (cf. Ef 5.25-33).

Já dá para entender que a soma Storge + Agape é a fórmula ideal para o amor paterno, materno, fraternal, filial e familiar.

E Eros + Ágape, por sua vez, é a receita perfeita para o santo sexo, o casamento do cristão.

http://cantoraniviamaria.com.br/page393.htm

Igreja Renascer pode ter que devolver R$ 1,9 mil




O Ministério da Educação foi recomendado pela Controladoria Geral da União (CGU) a exigir de volta o valor de R$ 1,9 milhões entregues à Fundação Renascer, no período de 2004 e 2005, para que realizassem programas de alfabetização de jovens e adultos e de capacitação de voluntários para o ensino, conforme o jornal Folha de S.Paulo.

Publicidade




Os relatório que comprovariam a aplicação dos recursos não foi entregue pela entidade aos ficais da CGU, que em três momentos tentaram obtê-los.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, a fundação é personalidade jurídica da Igreja Renascer, fundada por Sonia e Estevam Hernandes. O casal está preso nos EUA por contrabando de dinheiro.

Fonte: Terra

UMA CARTA A TODOS OS PREGADORES!


Uma carta de John Wesley a John Trembath
(17/08/1760)




O que tem lhe prejudicado excessivamente nos últimos tempos e, temo que seja o mesmo atualmente, é a carência de leitura.


Eu raramente conheci um pregador que lesse tão pouco. E talvez por negligenciar a leitura, você tenha perdido o gosto por ela. Por esta razão, o seu talento na pregação não se desenvolve. Você é apenas o mesmo de há sete anos.


É vigoroso, mas não é profundo; há pouca variedade; não há seqüência de argumentos. Só a leitura pode suprir esta deficiência, juntamente com a meditação e a oração diária. Você engana a si mesmo, omitindo isso.


Você nunca poderá ser um pregador fecundo nem mesmo um crente completo.


Vamos, comece! Estabeleça um horário para exercícios pessoais. Poderá adquirir o gosto que não tem; o que no início é tedioso, será agradável, posteriormente. Quer goste ou não, leia e ore diariamente. É para sua vida; não há outro caminho; caso contrário, você será, sempre, um frívolo, medíocre e superficial pregador."


Retirado do Site Monergismo (www.monergismo.com.br)

CUIDADO COM AS FINANÇAS


VOCÊ PODE ECONOMIZAR, NÃO IMPORTA A CIRCUNSTÂNCIA


A maioria das pessoas compra pensando em economizar, mas muito poucas delas realmente alcançam esse objetivo. Pode ser frustrante não ver o seu salário render o suficiente a fim de que você possa investir, economizar para uma compra especial ou fazer um plano de aposentadoria. Economizar é algo que você sempre tenciona fazer, mas nunca chega nem perto de fazê-lo.

Há uma porção de racionalizações que pessoas usam para não economizar: Eis aqui algumas delas:

“Eu não preciso economizar dinheiro.”
Eu confio que Deus há de suprir todas as minhas necessidades. Não há dúvidas que sua segurança está posta somente no Senhor e não na quantidade de dinheiro que você tem no banco. Mas como mordomo, ou administrador dos recursos do Senhor, você há de prestar contas a Ele de como manejou o que foi confiado a você.

“Eu não sou disciplinado(a).”
De um modo geral nós não estão acostumados a pensar em termos de poupança. Desde a época de super crescimento dos anos de guerra e o acesso ao crédito fácil, poupar não tem sido parte da nossa disciplina. Nós nem nos preocupamos em zelar pelo que temos, fazê-lo durar, nem separar dinheiro para necessidades de amanhã. Disciplina é difícil, mas pode ser desenvolvida.

“Eu não tenho dinheiro suficiente para fazer investimento.”
Enquanto você estiver precisando de dinheiro para fazer um investimento, você nunca terá dinheiro, a menos que comece a economizar algum. Você tem que começar. Coloque algum dinheiro numa conta poupança cada mês e deixe render enquanto você deposita um pouco mais periodicamente. Uma vez que você tenha uma quantia “mínima” para um investimento, invista e comece a poupar de novo.

“Eu não tenho condições para economizar.”
Pode ser difícil encontrar um tempo ideal para economizar, mas quando você põe sua mente e seus objetivos nisso, você se torna capaz de economizar. É uma questão de prioridades. Se você não começou a economizar, comece agora, não importa sua idade. Deixe seu dinheiro trabalhar por você.{ É por isso que experts em investimento aconselham aos jovens começarem a economizar não mais tarde do que aos 25 anos.}

Como aumentar a quantia de dinheiro que você pode economizar:

Use as sobras.
Consiga dinheiro extra, semana sim, semana não, evitando compras em supermercados e usando a comida que você já tem em casa. Cozinhe a verdura, descongele a carne moída , faça seu lanche em casa e cozinhe de improviso. Coloque o dinheiro economizado numa conta poupança.

Diga não ao impulso de comprar por uma semana e depois por um mês.

Cuidado com o crédito.
Use cartões de crédito com a menor taxa de juro. Pague mensalmente suas dívidas do cartão.

Procure trabalhar com bancos que cobrem baixas taxas de transação e cheques.

Economize energia.
Apague lâmpadas e aparelhos eletrodomésticos que não estão em uso.

Cynthia Yates foi cosiderada uma das dez mais por uma revista de âmbito familiar na América: “Frugal People”. Ela dirige um programa de rádio em St. Louis e é autora de 1001 Ideas to scretch Your Dollars e The Complete Guide to Creative Gift-Giving.

Calvário


Calvário

Calvário ou Gólgota. Ambas as palavras, a primeira derivada do latim e a segunda do aramaico, significam "a caveira" ou "o lugar da caveira", e fazem referência ao lugar onde Cristo foi crucificado (Mt 27:33, Lc 23:33). Se o chamaram "o lugar da caveira" por ser um local de execução (um lugar onde havia caveiras) ou porque o lugar parecia com uma caveira, não se sabe ainda hoje.

A localização exata do calvário é atualmente desconhecida devido ao fato de Tito ter destruído Jerusalém no ano 70 D.C. Durante uns 60 anos, a cidade permaneceu em total ruína. Poucos cristãos regressaram para viver ali, e os que o fizeram, certamente eram em menor número do que aqueles que fugiram da cidade e não tiveram condições de reconhecer nenhum lugar em meio à devastação total.
Vários lugares têm sido sugeridos como a provável localização da sepultura, mas só dois deles são considerados com seriedade. Um é no interior da igreja do Santo Sepulcro, e outro é o calvário de Gordon, com sua tumba do jardim.

O destino dos Apóstolos

Todos os apóstolos que andavam com Jesus morreram como mártires, com exceção de dois:
JUDAS ISCARIOTES, que traiu Jesus e acabou se enforcando,
JOÃO, que após ser exilado na ilha de Patmos, obteve a liberdade e morreu de morte natural.
PAULO, que não era apóstolo oficialmente, foi considerado apóstolo do gentios por causa da sua grande obra missionária nos países gentílicos. Foi decapitado em Roma por ordem de Nero.
MATIAS, que ficou no lugar de Judas Iscariotes, foi martirizado na Etiópia.
SIMÃO, o zelote, foi crucificado.
JUDAS TADEU morreu como mártir pregando o evangelho na Síria e na Pérsia.
TIAGO (o mais jovem), pregou na Palestina e no Egito, sendo ali crucificado.
MATEUS morreu como mártir na Etiópia.
TOMÉ pregou na Pérsia e na Índia, sendo martirizado perto de Madras no monte de São Tomé.
BARTOLOMEU serviu como missionário na Armênia, sendo golpeado até a morte.
FILIPE pregou na Frígia e morreu como mártir em Hierápolis.
ANDRÉ pregou na Grécia e Ásia Menor. Foi crucificado.
TIAGO (o mais velho) pregou em Jerusalém e na Judéia. Foi decapitado por Herodes.
SIMÃO PEDRO pregou entre os judeus chegando até a Babilônia, esteve em Roma, onde foi crucificado com a cabeça para baixo.

DE DEUS NÃO SE ZOMBA


JOHN LENNON:


Alguns anos depois de dar uma entrevista a uma revista americana, Disse:"O cristianismo vai se acabar, vai se encolher, desaparecer. Eu não preciso discutir sobre isso. Eu estou certo.Jesus era legal, mas suas disciplinas são muito simples. Hoje, nós somos mais populares que Jesus Cristo. (1966)". Lennon, depois de Ter dito que os Beatles estavam mais famosos que Jesus Cristo, recebeu Cinco tiros de seu próprio fã.

TANCREDO NEVES:
Na ocasião da campanha presidencial, disse que se tivesse 500 votos do seu partido (PDS), “nem Deus o tiraria da presidência da república”.

Os votos ele conseguiu, mas o trono lhe foi tirado um dia antes de tomar Posse.

BRIZOLA:
No ano de 1990, quando houve uma outra campanha presidencial, disse “que aceitava até o apoio do demônio para se tornar presidente”. A campanha, quando acabou, apontou Collor como presidente e não mostrou Brizola nem em segundo lugar.

CAZUZA:
Em um show no Canecão ( Rio de Janeiro ), deu um trago em um cigarro de Maconha, soltou a fumaça para cima e disse: “Deus, essa é para você!”

Nem precisa falar em qual situação morreu esse homem.

MARILYN MONROE:
Foi visitada por Billy Graham durante a apresentação de um show. Ele, um pregador do evangelho, na época havia sido mandado pelo Espírito Santo àquele lugar, para pregar a Marilyn. Porém ela, depois de ouvir a mensagem do disse: "Não preciso do seu Jesus"

Uma semana depois foi encontrada morta em seu apartamento.

BON SCOTT:
Ex-vocalista do conjunto AC/DC. Cantava no ano de 1979 uma música com a seguinte frase: "Don´t stop me, I´m going down all the way, wow the highway to hell". (Não me impeça... Vou seguir o caminho até o fim, na auto-estrada para o inferno).
No dia 19 de fevereiro de 1980, Bom Scott foi encontrado morto, asfixiado pelo próprio vômito.

O NAVIO TITANIC
Na ocasião em que foi construído, apontaram-no como o maior navio de passageiros da época. No dia de entrar em alto- mar, uma repórter fez a seguinte pergunta para o construtor: "O que o senhor tem a dizer para a imprensa concernente a segurança do seu navio?" O homem, com um tom irônico, disse: "Nem Deus poderá afundar meu Navio".
O resultado foi o maior naufrágio de um navio de passageiros do mundo!

CAMPINAS/SP EM 2005
Em Campinas, uma turma de amigos já embriagados, foram buscar a última pessoa ir para balada, parou em frente da casa do jovem chamou, e junto com a moça veio a mãe. A mãe com medo vendo todos embriagados e sua filha entrando naquele carro lotado, pegou na mão da filha que já estava dentro do carro e disse: "FILHA VAI COM DEUS QUE ELE LHE PROTEJA", a filha pra tirar uma onda com a mãe disse: "SÓ SE ELE FOR NO PORTA-MALAS, POIS AQUI JÁ ESTÁ LOTADO". Algumas horas depois veio a noticia as familiares dos jovens, sofreram um acidente, morreram todos, o carro ficou irreconhecível, mas o porta-malas ficou intacto.
A policia técnica disse que pela violência do acidente seria impossível o porta-malas ficar intacto, quando o policial abriu o porta-malas, lá estava uma bandeja com 18 ovos sem nenhum arranhão, e todos nos lugares corretos da bandeja.

COM DEUS NÃO SE BRINCA

"Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará “ (Gálatas 6:7)